A Escola Educandário, localizada em Santo André/SP, utilizou a tecnologia para manter a qualidade de ensino durante a pandemia. Mesmo iniciando sua parceria com a Big Brain em 2018, a Escola implantou um projeto de modernização para apoiar todo o processo de ensino remoto. O diretor de Planejamento da Instituição, Alessandro Bernardo, ressalta que os recursos tecnológicos utilizados hoje são tão importantes quanto as disciplinas ministradas. “Integram-se como um meio, mas também são objeto de aprendizado”, situa ele.  

Em 2020, alguns dias antes de iniciar a pandemia do Covid19, os professores realizaram o treinamento para utilizar a plataforma Microsoft Teams, conhecendo as melhores técnicas para viabilizar aulas online. “Esse treinamento foi o que nos salvou, pois conseguimos iniciar o ensino remoto com os professores familiarizados com a ferramenta. Foi bem mais fácil a adaptação de todos e tivemos bons resultados com o engajamento do corpo docente”, lembra o diretor.  

Com esses recursos, os docentes conseguiram realizar algumas atividades recreativas, como festa junina e outros eventos. Na festa junina, por exemplo, Alessandro comenta que se estruturou um ambiente online característico do tema, possibilitando até alguns jogos, como o de pescaria.  

 “Esses novos meios digitais geraram uma boa repercussão entre os pais e alunos, já que houve uma maior interação e proximidade mesmo de forma remota. Outra maneira de aproximar professores e alunos foi a inserção da imagem da sala de aula no plano de fundo, dando a impressão de que todos se encontravam no ambiente escolar”, ressalta o diretor.  

A Escola Educandário também iniciou o projeto Escola Minecraft, em parceria com a Big Brain, concebendo um espaço para estimular a criatividade e a inovação dos alunos a partir do terceiro ano. Algumas ferramentas utilizadas foram o Office 365, o jogo interdisciplinar Minecraft e recursos 3D.  

Desenvolvemos, em conjunto, uma sala com multiconfiguração, com arquibancada, mesas, puffs e tapetes. Com isso, cada aluno ou grupo tem a possibilidade de estar em modalidades diferentes de aprendizado ao mesmo tempo. 

Em 2021, já está no planejamento da escola o lançamento de mais uma sala Ambiente Educação 4.0, focada em produção tecnológica, prevendo a construção de uma mão biônica com estudantes.  

Segundo Alessandro Bernardo, mesmo após o retorno às aulas totalmente presenciais, o Educandário continua utilizando os recursos tecnológicos, principalmente nas aulas de idiomas e empreendedorismo. 

“Na pandemia, a tecnologia se mostrou como um instrumento muito importante. Por um lado, se perdeu o contato pessoal, mas, por outro, a educação também ganhou muito, devido ao aceleramento da inovação no setor, com todo o corpo docente precisando se engajar”, conclui ele.