Existem várias metodologias e ideias sobre o que o ensino deveria ser e como ele poderia ser aplicado na atualidade, mas um conjunto de noções, comumente chamada de Educação 4.0 conseguiu apresentar inovação no aprendizado de todo o mundo. Porém, não demorou muito para uma nova forma de ver o ensino surgisse, com conceitos que aproveitam ideias passadas, mas inserindo novos conceitos e reflexões.

Muito se fala da Educação 5.0, mas para alguns, ainda é confuso entender exatamente no que ela se diferencia da Educação 4.0. Uma boa forma de começar a compreender as mudanças é pensar em como a tecnologia avançou a passos largos nos últimos anos, gerando mudanças mais profundas na maneira como as pessoas encaram sua convivência em sociedade.

Para isso, novos conceitos foram criados para aumentar a participação, gerar inclusão e criar uma atmosfera correta para que alunos possam se desenvolver com uma mentalidade aberta para o mundo que deverão encarar nos próximos anos.

O que é a educação 5.0 para a educação 4.0?

Para compreender a educação 5.0, é necessário ter uma noção do que é a Educação 4.0. A educação 4.0 tem como objetivo orientar os alunos a desenvolver habilidades técnicas que auxiliarão no seu futuro profissional e como cidadãos.

Para fazer isso, o professor introduz a tecnologia no dia a dia dos alunos, estimulando os estudantes a entenderem como ela funciona e como podem utiliza-la no seu ensino. De um jeito simplificado, é ensinada a técnica para usar a tecnologia como ferramenta.

Já a educação 5.0, a ideia não é ensinar os alunos a utilizarem ferramentas tecnológicas, mas sim desenvolver habilidades de comunicação e criatividade, considerando que esses estudantes já têm conhecimento técnico e já estejam envoltos pela tecnologia no seu dia a dia.

Dessa forma, a educação 5.0 é realmente uma evolução, partindo da ideia de que os alunos já foram orientados sobre como usar as ferramentas e, agora, elas são parte de suas habilidades para criar soluções.

Desenvolvendo soft skills dos alunos

Como comentamos, a educação 5.0 aproveita vários conceitos de sua versão 5.0, levando o aprendizado e desenvolvimento dos alunos para um próximo nível. Um diferencial seu é focar no desenvolvimento das chamadas “soft skills”, os simplesmente habilidades socioemocionais.

Dentro da sala de aula, é possível ajudar o aluno a entender melhor o mundo em que ele vive, preparando para que ele tenha meios para lidar com problemas, se relacionando com outros alunos para encontrar uma solução adequada.

A educação 5.0 e seu desenvolvimento de soft skills de alunos faz com que eles se tornem protagonistas máximos de suas atividades, se tornando pessoas responsáveis por pensar, trabalhar em equipe e criando soluções criativas para problemas do dia a dia.

As soft skills que tem seu desenvolvimento no centro da educação 5.0 são:

  • Gestão de conflitos
  • Comunicação
  • Trabalho em equipe
  • Criatividade

A tecnologia continua como forma que facilidade a aplicação desses conceitos em instituições de ensino, servindo como suporte para educadores interessados em um aprendizado inovador e de qualidade.

Saiba como podemos ajudar com soluções personalizadas para você. Entre em contato agora mesmo com nosso time de especialistas para encontrar meios de enriquecer o aprendizado de seus alunos e tornar o dia a dia dos profissionais de sua instituição cada vez mais eficaz e dinâmico.