A atual geração de estudantes nasceu em um mundo totalmente digitalizado, com a tecnologia sendo ponto comum no dia a dia da sociedade. Isso trouxe mudanças na educação, fazendo com que o ensino precisasse evoluir para um novo patamar, conhecido como Educação 4.0.

Nessa nova realidade 4.0, a educação tem como missão promover um ensino usando metodologias ativas que vão além do modelo tradicional de leitura, elevando o desempenho com o uso de recursos pedagógicos e tecnológicos diferenciados.

Na Educação 4.0, o aluno deixa de aprender de forma passiva, passando a ser estimulado pelo professor a todo momento por diferentes métodos. O professor passa a ter um papel de mentor e guia, enquanto o aluno se torna o protagonista do seu próprio aprendizado.

Para tornar isso possível, é necessário entender quais são as principais metodologias ativas da Educação 4.0. Saiba quais são elas a seguir.

Cultura maker

A cultura maker é mais um conceito que faz parte de todas as outras metodologias, dando ao estudante mais autonomia de seu aprendizado. Essa cultura incentiva o aluno a tomar as rédeas do ensino, assumindo um papel de protagonismo e seguindo pelo caminho que faz mais sentido para ele tirar o melhor proveito das aulas.

Ensino híbrido

Misturando aulas presenciais e online, o estudante passa a trafegar entre o universo online e offline, encarando o ensino de maneira diferente e mais adaptável ao seu dia a dia. Além disso, o aluno passa a ter mais familiaridade com o âmbito digital e como se comportar dentro dessa realidade.

Ensino baseado em projetos

O conceito de ensino baseado em projetos envolve a ideia de um problema que é apresentado aos alunos e que a sua solução necessita da criação de um projeto específico para sua resolução. O projeto envolve conhecimentos científicos, abordagens que trazem à tona a conscientização da sociedade, entre outros meios que enriquecem o aprendizado.

STEM e STEAM

As metodologias STEM e STEAM unem alguns conceitos como matemática, engenharia, ciências, tecnologia e artes em benefício do aprendizado dos alunos. São criadas aulas que utilizam esses conceitos para auxiliar o desenvolvimento de habilidades dos estudantes, como ensino de musicalidade e teatro, programação e robótica.

Essas metodologias acabam se relacionando à BNCC (Base Nacional Comum Curricular), exigida pelo Ministério da Educação. O que muda na Educação 4.0 é a forma como o conhecimento é levado à classe, utilizando uma abordagem diferenciada.

Faça uma transformação digital na sua escola, e adote a Educação 4.0 com a equipe e a infraestrutura que você já tem!

Com a solução Ambiente Educação 4.0, em parceria com a Microsoft:

  • Nós te ajudamos a integrar o futuro da educação em seu Projeto Político Pedagógico, para transformar sua escola em uma referência de ensino;
  • Nós capacitamos sua equipe docente para que se sinta realmente parte da transformação, orientando os professores quanto ao uso das ferramentas e suas funcionalidades pedagógicas;
  • Nós montamos um ambiente visualmente atrativo com todo o recursos e infraestrutura que sua escola precisa.