É só falar em matemática que boa parte dos alunos, do fundamental ao superior, torcem o nariz. Mas será que ela é mesmo tão difícil quanto parece?  

Um pouco diferente de outras disciplinas, a matemática vai sempre depender do conteúdo base dos primeiros anos escolares. É exatamente neste ponto que começa o problema. Se você não tem uma base sólida e não entende algum ponto importante, vai acabar com dificuldades dali em diante, acumulando as dúvidas e a falta de entendimento.  

 

E como desmistificar a matemática?  

Primeiro de tudo: esqueça os exercícios que envolvem o Pedrinho que comprou 329 laranjas, ou balas, e foi distribuir com os irmãos. Essa não é uma situação que realmente faz parte do nosso dia a dia, concorda?  

Os alunos precisam entender que esta disciplina não é algo fora do cotidiano. Ela está presente em nossa vida. Todos os dias nos deparamos com gráficos, tabelas, planilhas, taxas de juros, porcentagem, troco da padaria, controle financeiro (incluindo a mesada) e muitas, mas muitas outras situações.  

Ao entender os conceitos e aplicações matemáticas, os alunos aprendem muito mais do que “fazer contas”. Eles começam a pensar de maneira mais ágil e são capazes de enxergar como ela está presente em todas as áreas de nossa vida, independente dos caminhos que escolhemos.  

Ela não pode ser o problema, mas sim, a solução!  

 Se falarmos de raciocínio lógico, parece menos assustador, não é? Pensar de forma lógica, resolvendo enigmas, desbravando desafios e encontrando soluções práticas no cotidiano fazem parte do mundo da matemática.  

 Apresentar isso aos alunos pode tornar tudo mais interessante, assim como os jogos e atividades que os alunos normalmente gostam.   

Para os alunos menores, o uso de materiais complementares é essencial para que eles possam tocar e entender melhor os conceitos e formas da matemática: dominó, ábaco, baralho, desenhos, cordas e até mímicas podem ajudar a deixar tudo divertido.  

Use a tecnologia a seu favor  

Já os alunos um pouco maiores, normalmente gostam de se aventurar em jogos e aplicativos no celular, ou tablet. Você não precisa fazer com que eles desliguem tudo isso ao entrar na sala de aula, bem pelo contrário…  

 Hoje em dia há muitos recursos digitais e virtuais que podem colocar o aluno em uma verdadeira imersão no aprendizado. Ao usar materiais e ferramentas que ele gosta e, principalmente, está familiarizado, você ganha aliados para o ensino aprendizagem.  

 Quanto mais lúdico, imersivo e interessante tais ferramentas, maior é o engajamento dentro e fora de aula.  

 Veja o exemplo da Microsoft que apostou na tecnologia para facilitar a vida de professores e alunos do mundo inteiro com o “Math Tools”.  

 

Por meio desta ferramenta, o aluno pode acessar diversas opções para estudar e treinar os conhecimentos matemáticos. O melhor de tudo? Além de fácil, tudo fica mais divertido quando os botões e recursos não são tediosos, ou cansativos de mexer.  

Podendo escrever com suas próprias letras e números e deixar colorido, o aprendizado fica mais fluido e dinâmico. Após montar e resolver seus exercícios, com apenas um clique, tudo o que foi escrito pode ser transformado em equações e sequências formatadas, para envio das atividades. Observe:  

 Além disso, e entre tantas outras funções, o aluno pode ter acesso a atividades previamente montadas pelo professor. Se tiver alguma dúvida, a ferramenta tem recursos visuais e sonoros para ajudá-lo a entender os conceitos e interpretar as questões sozinho: 

 

E para treinar se a teoria vai funcionar mesmo na prática, é possível adicionar quizzes e sequências de atividades parecidas com um simulado. Nele o aluno testa os conhecimentos e recebe, ao final, uma correção bastante precisa para voltar, entender e melhorar seu desempenho: 

Lembra sobre escrever do próprio jeito e formatar a caligrafia? Além deste recurso, que é bastante interessante, também podemos utilizar isso em gráficos e outras funcionalidades 

Tudo isso fez sentido para você?  

Fazer com que os alunos se interessem e possam brincar com a matemática é essencial. Você já utiliza alguma ferramenta tecnológica para contribuir com o ensino aprendizagem na sua instituição? 

Converse com nossos especialistas e conheça outras ferramentas, aplicativos e materiais que podem proporcionar uma verdadeira imersão no mundo da matemática.   

Tecnologia para crescer

Se você busca soluções tecnológicas que engajem de verdade os seus alunos, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudar a criar ambientes físicos e virtuais de acordo com o que você precisa, seja para 10 ou 10 mil alunos.