Se você trabalha com Educação Infantil, em algum momento da sua vida deve ter aprendido sobre as competências socioemocionais das crianças e como desenvolvê-las. Essa é uma tarefa bem difícil, não é mesmo? Por isso, é fundamental que tais competências sejam trabalhadas em conjunto.Ou seja: a escola e a família precisam se unir para a construção desse processo.
Mas o que são competências socioemocionais?
A competência socioemocional é a capacidade da criança de lidar com situações que acontecem em sua rotina. Você pode pensar: será muito cedo para ensiná-las algum tipo de comportamento? A resposta é: não! Desde os primeiros anos de vida, o indivíduo precisa ter consciência de que sua vida é cercada de desafios e que nem tudo vai ocorrer como o esperado. Para ajudar a prevenir o desenvolvimento de diagnósticos como o de ansiedade ou depressão no futuro, é fundamental trabalhar essas competências desde a infância.
Quais competências socioemocionais são trabalhadas na Educação Infantil?
Esse assunto faz parte da nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada pelo Ministério da Educação em 2017, e prevê as seguintes competências a serem desenvolvidas pela área pedagógica das escolas:
- Gestão de sentimentos
- Autoconhecimento
- Tomadas de decisão
- Relacionamentos
- Consciência social
Como trabalhar as competências emocionais na Educação Infantil
Não existe uma fórmula pronta e mágica para o desenvolvimento assertivo de todos os alunos. Afinal, cada criança tem bagagem cultural, personalidade, história e traços individuais de comportamento. Por esse motivo, as escolas precisam contar com profissionais preparados e conscientes do papel que desempenham na educação. Reunimos, aqui, algumas dicas sobre como é possível trabalhar essas competências com um aprendizado leve e confortável para as crianças.
Invista em atividades artísticas
Por se tratar de uma importante forma de expressão, a arte é um dos métodos mais indicados para trabalhar competências socioemocionais na Educação Infantil. Isso porque um desenho ou uma pintura podem passar mensagens que, de outra maneira, poderiam não ser compreendidas pelos professores. Autorretrato e desenho para expressar sentimentos são bons exemplos de atividades que podem ser trabalhadas em sala de aula.
Atividades lúdicas proporcionam bons resultados
Uma das maneiras mais eficientes de fazer uma criança aprender com facilidade é dando exemplos e fazendo analogias entre situações. Não é à toa que existem tantas fábulas e histórias infantis que trazem importantes lições de vida. Contos como Chapeuzinho Vermelho, Os Três Porquinhos e A Cigarra e a Formiga, já passaram de geração em geração e continuam sendo utilizados em atividades escolares.
Com atividades lúdicas, as crianças conseguem interpretar melhor a visão de mundo em uma etapa de desenvolvimento cognitivo, intelectual e social. Além disso, aprendem habilidades de convívio, relacionamento e expressão. Para isso, profissionais da educação devem abordar elementos importantes da narrativa, como desafios, trajetória dos personagens, motivações e conquistas importantes.
Parceria com pais e responsáveis
Conforme já mencionamos, nada mais importante do que estabelecer uma parceria entre escola e família para o desenvolvimento de um indivíduo.
Portanto, uma alternativa é estabelecer um vínculo com os pais da criança e acompanhar, periodicamente, a evolução do aprendizado. Quando os membros da família estão envolvidos no processo, muitas oportunidades surgem e os recursos pedagógicos se tornam mais eficientes a partir desse trabalho em equipe.
Promova exercícios de convivência entre as crianças
Para muitos pequenos, o relacionamento talvez seja uma das habilidades mais difíceis de serem aprimoradas. Isso porque nos primeiros meses e anos de vida, eles estão acostumados a permanecer em um único núcleo social: o familiar. Dito isso, no momento em que se deparam com outras crianças de comportamentos e personalidades diferentes podem acabar não reagindo tão bem. Aos primeiros sinais de conflitos, faz-se fundamental o trabalho pedagógico.
Uma solução para ajudá-los a superar os conflitos são os exercícios de convivência. No início pode parecer desafiador, mas eles contribuem muito para o entendimento da sociabilidade. Os conceitos de pertencimento, empatia, cumplicidade e cooperação devem ser cotidianamente trabalhados com as crianças.
Práticas de autoconhecimento
Antes de conhecermos o outro, precisamos conhecer a nós mesmos. Com as crianças não poderia ser diferente. Afinal, elas estão em uma etapa de experimentação e constantes descobertas. Essa fase deve ser vista como uma grande oportunidade de mostrar mais sobre o autoconhecimento. Faça exercícios simples como perguntar a elas o que elas mais gostam de fazer, quais são suas habilidades mais importantes, o que as fazem felizes ou insatisfeitas, etc. É importante frisar que a criança precisa aprender a identificar, desde cedo, o que lhe gera desconforto ou bem-estar. Um exemplo de como ajudá-las a identificar isso é falar com elas sobre: ler, jogar videogame, passar o domingo no parque com a família e amigos, etc.
As competências socioemocionais estão dentro da nova matriz da BNCC. Portanto, essa temática deverá ser trabalhada ainda durante a Educação Infantil. Para provar que o processo de ensino dessas habilidades não precisa ser difícil, a Big Brain oferece soluções personalizadas para que seus professores ganhem até 30% mais tempo para se dedicarem a um ensino de excelência!
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