Entreter primeiro, para depois ensinar. Essa máxima da retórica, utilizada em discursos públicos na Roma Antiga (onde os discursantes utilizavam o humor para atrair a atenção da plateia), nunca foi tão verdadeira e atual. 

Em tempos de conectividade e revolução digital, a Educação está se transformando para se tornar cada vez mais atraente e relevante para os jovens. Parte desse movimento de aproximação tem a ver justamente com um dos antigos “vilões” para os defensores do desenvolvimento infanto-juvenil: os jogos eletrônicos. 

Durante muito tempo, a vida dos estudantes foi pautada por uma espécie de embate entre o prazer e o dever. Isso explica por que as lições escolares eram chamadas de “dever de casa”. Deveres aos quais os alunos precisavam se dedicar, para só então, serem liberados a brincar e se divertir. Mas e se fosse possível reunir, em uma só atividade, a diversão e o aprendizado? 

JOGOS EDUCATIVOS: UMA QUEBRA BEM-VINDA DE PARADIGMAS 

Brinquedos educativos não são mais uma novidade. Muitos deles foram criados há várias décadas, fazendo sucesso até hoje. Um exemplo, é o sistema Lego, criado em 1932, e responsável por estimular a imaginação e a criatividade em diversas gerações. 

A diferença é que agora esses jogos invadiram o ambiente virtual também, reunindo elementos de criação e possibilitando interações até então inéditas. Um dos maiores fenômenos dessa evolução atende pelo nome de Minecraft. Criado em 2009, esse é um jogo da categoria conhecida como sandbox, um gênero de criação e exploração ilimitada. Aqui a história e a narrativa não são o elemento principal, mas sim o estímulo à criação colaborativa. 

O sucesso entre os jovens foi tanto, que não demorou para o Minecraft chamar a atenção da Microsoft e ganhar uma versão educacional. Em essência, o Minecraft Education Edition é o mesmo já conhecido mundialmente. Apenas algumas modificações foram realizadas para torná-lo mais didático e aplicável à sala de aula, permitindo aos professores ter controle do que acontece no mapa e liberdade de criar um ambiente virtual educativo de acordo com o tema que será trabalhado em classe. 

QUER ATRAIR MAIS ALUNOS E SE TORNAR REFERÊNCIA? 

Sabendo da importância de plataformas colaborativas como o Minecraft, a Big Brain desenvolveu uma solução exclusiva baseada nesse universo. A Escola Minecraft é um ambiente de ensino imersivo voltado para alunos da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Com a Escola Minecraft, sua escola: 

  • Impressiona pais, alunos e professores, atraindo mais matrículas para sua escola;
  • É capaz de captar toda a atenção do seu aluno e engajá-lo até 10 vezes mais, com a gamificação;
  • Oferece um grande diferencial com as aulas de robótica, programação, realidade virtual e um visual temático 3D, projetado arquitetonicamente para atrair seus alunos;
  • Prepara seus alunos para o futuro, desenvolvendo neles habilidades de criação e autonomia;
  • Conta com um plano de capacitação para que seus professores aprendam a utilizar os recursos como ferramentas pedagógicas e vistam a camisa da transformação digital. Veja o que a Rede SESI PR diz sobre essas formações.

Além disso, a sua escola pode se tornar uma Microsoft Showcase School, selo concedido mundialmente somente às instituições com melhores práticas tecnológicas na educação.  

QUERO O MINECRAFT NA MINHA ESCOLA!

Um projeto Escola Minecraft desenvolvido pela Big Brain:

Veja o que os alunos da Rede Marista dizem sobre a experiência com o Minecraft Education Edition.

A Escola Minecraft é o diferencial competitivo que sua escola precisa para conquistar toda a sua comunidade escolar e colocar sua escola no topo da tecnologia!