Um dos maiores obstáculos, pasme, não é a matemática, mas sim, a leitura. Ler é uma das principais ferramentas da aprendizagem e, se ela não for estimulada, pode gerar prejuízos na evolução e formação dos estudantes. A leitura é a base para todos os conteúdos e todas as disciplinas. De história à artes, passando pela matemática e química, tudo é baseado a partir da leitura e da interpretação de textos.

Em 2020, o Instituto Pró-Livro (IPL), publicou a pesquisa “Retratos da Leitura no Brasil”,  onde 30% dos entrevistados afirmou nunca ter comprado um livro. A mesma pesquisa identificou uma queda no número de leitores do país. Em 2019, ano em que foi feita a pesquisa, 52% das pessoas se consideravam leitoras. Em 2015 este número alcançava 56%. Mas e como estimular a leitura em meio a tantos outros estímulos?

Eles estão conectados! Não importa a idade dos seus alunos, esta é uma realidade e ponto. E se é tão difícil tirá-los da tela para incentivar a leitura, porque não usar a tecnologia como sua aliada e não inimiga?

Vivemos na era da informação e do compartilhamento de informações, sejam elas relevantes, ou não. Nas redes sociais, principalmente, nos deparamos com inúmeros conteúdos vazios e rasos, mas que prendem a atenção de crianças e jovens desta geração. Competir com tudo isso não é uma tarefa fácil, mas é possível! Para ser tão, ou mais atraente que estes conteúdos, não adianta apenas tentar ser criativo, é preciso entender os gostos e preferências dos seus alunos para engajar e transformar a leitura em algo realmente prazeroso.

Separamos quatro dicas importantes e fáceis para começar:

1- Transforme a biblioteca em um lugar divertido

Quando pensamos em bibliotecas, normalmente lembramos de ambientes silenciosos, com vários livros dispostos em fileiras e tudo muito… quadradinho. Lembre-se: você quer agradar seus alunos, mas com um ambiente desses, qual é o apelo para que eles engajem na leitura? Quase nenhum. Mas isso não precisa ser assim.

A biblioteca da sua instituição de ensino deve sim ser um ambiente mais silencioso e aconchegante, mas não chato. Acrescentar cores, bastante luzes e equipamentos interessantes, além de livros, já é um bom começo. Algumas escolas têm experimentado diminuir o número de mesas e cadeiras, dando espaço a puffs e almofadas no chão.

Permitir que o aluno sinta-se confortável e convidado a ler, ajuda a manter sua atenção e curiosidade com os livros e computadores. Além disso, propor atividades em horários pré-estabelecidos pode ser mais um atrativo para aproximar os alunos do local.

Oficinas de fotografia, desenho, origami e quadrinhos são sempre uma ótima pedida.

2- Faça-os entender que a leitura vai muito além dos livros

A leitura é sempre um convite a explorar um mundo novo de possibilidades, desde as placas no trânsito até livros enormes de ficção científica. Muitos alunos encaram a leitura diretamente com livros e apostilas densas, com linguagens não muito convidativas, esquecendo que jogos, filmes, HQ´s e até os memes são construídos de… palavras!

Abrir as portas da leitura não é apresentar os clássicos da literatura universal, mas sim, descobrir os interesses do perfil do aluno e propor atividades que o façam se interessar aos poucos por este mundo.

Assim que traçado este perfil, você pode convidar o aluno a se aprofundar em leituras do seu interesse. Gostou de algum jogo? Mostre as possibilidades de conhecer melhor a história por trás dele. Um seriado tem despertado a atenção da turma? Convide-os a desenvolver algum trabalho sobre histórias sobre o assunto.

Seriados de épocas muito antigas estão em alta! Um ótimo momento para trabalhar mitologia, por exemplo.

3- Deixe que eles escrevam suas próprias histórias

Ler é uma delícia, mas fica melhor ainda quando nos identificamos com o que está escrito, concorda? Propor que os alunos possam escrever e compartilhar suas histórias é um método bastante interessante de prender a atenção da turma no quesito leitura. Jovens escrevendo para jovens sobre assuntos e temas do seu dia a dia: histórias engraçadas, emocionantes, de superação e é claro, das paixões secretas.

As histórias podem ser partilhadas em sala de aula, em um livro de contos ou até mesmo alimentadas por meio de um blog ou rede social da turma. Neste último caso, as histórias podem até ser assinadas por um pseudônimo, para que os alunos sintam-se mais confortáveis em expor suas vivências, mas não esqueça de moderar os textos antes de irem ao ar.

4- Use a tecnologia a seu favor

Há quem diga que os livros serão substituídos por conteúdos virtuais, mas isso não é verdade. Observe ao seu redor. O rádio, a televisão, as revistas e o jornal impresso, continuam existindo, mesmo em meio a podcasts, sites de notícias, Youtube e diversas plataformas de streaming.

O que aconteceu é que tudo foi passando por processos de adaptação. Talvez você não leia mais o jornal impresso e prefira ouvir playlists específicas no Spotify que aguentar as propagandas do rádio, mas muitos canais e portais que você consome são aqueles “analógicos” que se reinventaram e hoje estão existindo no digital.

E se o mundo mudou, porque a forma de consumir conteúdos dos nossos alunos não deveria mudar? Hoje são diversas opções de filmes, seriados e jogos muito interessantes para alinhar conhecimento e diversão. Usar estes recursos dentro e fora da sala de aula pode fazer com que tudo seja muito mais proveitoso para você e seus alunos.

Além de entretenimento, há diversas plataformas e aplicativos que podem ajudar exclusivamente na parte da leitura em si, como é o caso da Immersive Reading, da Inclusive Classroom, da Microsoft. Por meio dela, a leitura fica mais fácil e didática, sem ser nem um pouco chata, promovendo efetividade, foco e protagonismo do aluno.

Para acessar, basta abrir o Word online e acessar a opção “view” e clicar em “immersive reader”, como na imagem abaixo:

Dentro da opção, há diversos caminhos para explorar, com destaque para algumas ferramentas:

Classificação das palavras

 

Aqui você pode marcar no texto as sílabas, substantivos, verbos, adjetivos e advérbios. Muito mais fácil e dinâmico para que os alunos possam ter a dimensão das classes das palavras, não acha?

Além disso, entre tantas outras funcionalidades, é possível traduzir o texto no mesmo documento, podendo ouvir a pronúncia e ver uma ilustração do seu significado, abrindo portas para que os alunos possam explorar outros idiomas.

Trabalhar com tecnologias e conteúdos relevantes para os alunos é fundamental para seu desenvolvimento. Quando praticamos a leitura estamos estimulando e criando habilidades de interpretação, visão crítica, vocabulário e capacidades cognitivas importantes para os alunos.

Se você busca soluções tecnológicas que engajem de verdade os seus alunos, entre em contato conosco. Teremos o maior prazer em ajudar a criar ambientes físicos e virtuais de acordo com o que você precisa, seja para 10 ou 10 mil alunos.