Foi no final de 2017 que o professor Renato Rodrigues, Especialista em Tecnologias Educacionais no Senac RN, se aproximou mais da Microsoft Educação. Mas, a sua história com a empresa é muito anterior, quando ainda era um aluno e fazia parte do Microsoft Student Partner. O projeto tem por objetivo aprimorar a empregabilidade dos alunos, com foco em treinamentos em habilidades que nem sempre são aperfeiçoadas no ensino superior, incluindo conhecimento em tecnologias Microsoft. O programa envolvia um ranking dos melhores alunos e, em 2015, Renato ficou em primeiro lugar e teve a oportunidade de conhecer a sede da Microsoft, nos Estados Unidos: “Fiquei em primeiro lugar, passei uma semana na sede da Microsoft, foi a maior experiência da minha vida”, conta Renato.  

Depois de uma semana intensa de aprendizados, Renato voltou ao Brasil com muitas novas ideias. Foi assim que ele trouxe a primeira sala Microsoft para o Brasil, na Senac Rio Grande do Norte. Atualmente, a instituição conta com 4 salas e está concluindo a quinta.  

Em 2017, junto à profissionais da Microsoft na área de educação, Renato conheceu o programa MIEE (Microsoft Innovative Educator Expert), uma comunidade global de educadores apaixonados e que buscam inovar o conceito de sala de aula. Além de fazer parte do projeto, Renato também incentivou outros professores a passarem pelos treinamentos exigidos para se tornar um MIEE. O programa é voluntario e, para quem topa o desafio, são realizados encontros para troca de ideias e experiências. O projeto começou com 7 professores certificados em 2018 e, atualmente, tem 60 em processo de formação.  

 


Durante a pandemia, os professores que fizeram parte do programa foram essenciais na adaptação para o online. Segundo Renato, o Senac Rio Grande do Norte foi o único do Brasil que não fechou as portas nesse período. De maneira rápida, 1500 alunos saíram do presencial para o online, enquanto os professores MIEE deram suporte a outros professores com menos experiência com tecnologia.

A transformação digital, que precisou ser feita às pressas pelas condições da época, mostrou-se um avanço necessário para toda a instituição. Se antes a aula acabava quando a interação presencial entre professor e aluno era encerrada, com o digital era possível que, agora, o aluno tirasse dúvidas no momento em que elas surgissem, sem precisar aguardar um próximo encontro presencial: “com o Teams nós conseguimos eliminar essas barreiras, criando mecanismos de incentivo”, comemora Renato.

Por ser um aplicativo de fácil acesso, alunos, professores, gestores e outros profissionais do Senac, podem acessar informações no computador e no celular, de onde estiverem. Além do Teams, o Microsoft Planner também foi adotado como a principal ferramenta para monitorar e dar feedback de projetos: “Eu quero que todos entrem nessa jornada, não só os professores. A gente aprendeu a se organizar e trabalhar de forma mais ágil, em um processo de transformação digital”, conta Renato. Mesmo com a volta das aulas presenciais, o Senac ainda contava com 100 turmas online no início do ano, já que muitos alunos se identificaram com o modelo de estudo e pretendem continuar no novo formato.  

Sobre a parceria com a Big Brain, Renato afirma que o uso das soluções oferecidas possibilitou a integração do sistema acadêmico no núcleo nordeste, composto por 9 estados mais o Espírito Santo: “Essa parceria Big Brain trouxe muitos frutos pra gente. Desde a integração, a formação dos nossos professores e do pedagógico, passando pelo preparatório que é essencial para quem vai fazer o exame da MIEE. A Big Brain também entregou um projeto de novo modelo de sala Microsoft que ficará pronta no início do próximo ano”.  

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