Ambientes de aprendizagem dinâmicos proporcionam experiências e ferramentas que ajudam os alunos a se conectarem com o conteúdo, a verem ainda mais relevância em seu aprendizado, além de oferecerem diferentes meios para que eles expressem suas ideias. Para os professores, é uma nova maneira de criar experiências de aprendizado de maneira rápida e eficiente para atender às necessidades de alunos que vivem em um mundo cada vez mais conectado. Uma das principais ferramentas utilizadas em instituições de ensino, o Microsoft Teams ganhou novas funcionalidades para engajar mais os alunos. Veja como utilizar algumas delas durante as aulas:

Pesquisa instantânea: obtenha feedback em tempo real de seus alunos

Uma das maiores dificuldades que professores enfrentam durante as aulas é ter a turma respondendo à interação, principalmente para saber se todos compreenderam o conteúdo apresentado. Para facilitar o processo, o Teams conta com a ferramenta de enquetes, que ajuda professores a observarem de maneira rápida e em tempo real quais as opiniões, sentimentos ou compreensão dos alunos durante o aprendizado. 

O recurso de enquetes já existia há anos no Teams, permitindo que os educadores criem perguntas antes das aulas e mostrem aos alunos durante o encontro. A novidade agora é o “Instant Poll”, que oferece três pares de opções binárias: Sim e não; os emojis de Polegar para cima e Polegar para baixo, e os emojis de Coração e Coração partido. Com um único clique, os alunos podem dar respostas rápidas para determinar a sequência da explicação.  

Assim que a enquete for iniciada, no momento escolhido pelo professor, os alunos verão uma notificação com as opções de resposta no meio da tela. Assim, todos respondem ao mesmo tempo, fornecendo um feedback em tempo real para os professores. 

Ferramentas ajudam a engajar mais os alunos

Microsoft Whiteboard: conteúdos mais ricos para envolver

Outro recurso valioso para gerar interação é o Microsoft Whiteboard, que reproduz a experiência da lousa, tão usada em sala de aula, de maneira muito mais moderna. Com o Whiteboard, alunos e professores se envolvem ativamente no trabalho, inspirando a criatividade, o pensamento crítico e desencadeando discussões relevantes. 

Com as últimas atualizações do Teams, é possível criar quadros interativos com antecedência e acessá-los durante uma aula. Além disso, os cursores ativos possibilitam que o professor veja quais alunos estão interagindo com o quadro em tempo real. 

Viu um TED incrível e gostaria de mostrar durante a aula? Descobriu um vídeo muito explicativo no Vimeo sobre flora e fauna? Com as atualizações, também é possível incluir esses vídeos diretamente no quadro. Todos esses recursos facilitam o uso de diferentes materiais em sala de aula, centralizando tudo em um único lugar e eliminando a necessidade de troca de telas. 

Outro pequeno recurso que auxilia muito durante as aulas é o de vinculação. O que isso significa na prática? Que o  Whiteboard vai criar um recurso visual para identificar os conteúdos colocados em formato de link, tudo para que o professor identifique de maneira rápida o que ele deseja apresentar naquele momento. 

Para que a experiência de aprendizado esteja disponível mesmo após o término das aulas, os quadros continuam disponíveis para que os alunos acessem, assistam aos vídeos novamente, acessem os links indicados e revisem todo o conteúdo a qualquer hora, de qualquer lugar. 

Quer conhecer os benefícios de utilizar o Teams e engajar alunos na sua escola?

Mais engajamento e mais tempo para cuidar do que importa: a Educação!

Para Ensino Fundamental e Médio, o Teams Automatizado reduz o trabalho operacional dos professores, melhora o engajamento nas aulas, integra o campus físico com o virtual e permite transmitir aulas, eventos e reuniões online entre grupos de estudo.