Com o avanço de tecnologias digitais, os estudantes passaram a ficar cada vez mais conectados, o que faz com que os educadores precisem se reinventar para continuar cativando a atenção dos alunos nas aulas. Utilizar tecnologia para auxiliar na criação de planos de aula é um ótimo passo para modernizar sua metodologia.
Existem algumas ferramentas que podem ajudar você a criar um plano de aula on-line, incluindo plataformas de desenvolvimento de cursos, sites de compartilhamento de conteúdo e softwares de gerenciamento de conteúdo.
Esse tipo de ferramenta pode ajudá-lo a criar conteúdos interativos, apresentações ricas em mídia e materiais de apoio que são fáceis de compartilhar com seus alunos. A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) já estabelece o uso de tecnologias em sala de aula e em todas as fases educacionais.
Reunimos algumas ideias sobre como inserir tecnologia no dia a dia da sala de aula para enriquecer o aprendizado dos estudantes.
Interação em ambientes virtuais
Os alunos estão tendo acesso a ambientes virtuais cada vez mais cedo, se comunicando no meio digital com mais facilidade que seus pais e professores. Saber incentivar e orientar a comunicação nesses espaços pode auxiliar no dia a dia escolar. Fica a cargo do educador encontrar tarefas que possam ser facilitadas ou repensadas para o mundo digital.
Existem ferramentas online como fóruns de discussão e comunidades em redes sociais com conteúdo temático que pode ser relacionado ao aprendizado. É possível que esses hubs de conteúdo possam ser criados dentro da própria instituição, em um ambiente virtual próprio da escola.
Apresentações e conteúdos multimídia
Prender a atenção dos alunos é de extrema importância, e o uso de recursos tecnológicos visuais e interativos pode ser uma boa saída que educadores podem utilizar no seu plano de aula.
Usando materiais de diferentes formatos, como vídeos, apresentações em slides e PDFs interativos, o professor pode encontrar um meio de cativar a atenção de estudantes acostumados com esse tipo de conteúdo no seu dia a dia.
O educador ainda pode propor projetos colaborativos em ambientes digitais, como a criação de blogs que abordam o conteúdo ensinado em classe.
Avaliações digitais
O educador pode utilizar a tecnologia para a aplicação de testes e avaliações, aproveitando plataformas gratuitas em que os alunos possam ser monitorados como em um ambiente físico de sala de aula enquanto realizam suas atividades.
Dessa forma, além de usar a tecnologia para atrair a atenção dos alunos, o educador ainda tem uma ferramenta que torna a correção e reforço de atividades em algo mais rápido e assertivo.
Uso de games no aprendizado
O uso de jogos eletrônicos no plano de aula vem se tornando cada vez mais comum em escolas ao redor do mundo. Através desses games, educadores podem transmitir o conhecimento de maneira lúdica e leve para os alunos.
Existem títulos diversos que abordam diferentes temas de educação e que ajudam os estudantes a desenvolver habilidades comportamentais e cognitivas, como raciocínio lógico e trabalho em equipe. Um exemplo de game é a versão para escolas de Minecraft: Education Edition. Para saber mais sobre o game, clique aqui.
Utilizar a tecnologia no planejamento das aulas pode ser o diferencial que sua escola precisa para conquistar toda a sua comunidade.
Solicite gratuitamente uma consultoria com nossos especialistas e descubra quais soluções indicamos para implementar as maiores tendências da educação na sua instituição.