Por que adotar tecnologias digitais na educação tem surtido tanto resultado nas escolas? Confira tudo sobre o assunto!
A tecnologia muda o mundo e por isso, educadores buscam cada vez mais implementar novas maneiras de ensinar conteúdos dentro e fora das salas de aula. Durante a pandemia, alunos e professores passaram por um intenso processo de adaptação. As lousas foram substituídas por telas de computador, e os contatos presenciais viraram videochamadas de rotina. Portanto, essa transformação fez com que o uso de tecnologias digitais, na educação, se tornasse mais frequente e necessário.
Mas afinal, de que forma isso contribui para as relações de ensino e aprendizagem? Por que o avanço tecnológico merece um olhar pedagógico, e como isso pode beneficiar crianças, adolescentes e jovens? Veja a seguir!
Aulas mais divertidas e interativas
Nada como conduzir momentos de interatividade para fazer à hora do aprendizado, uma oportunidade de descobertas, o que é possível com a gamificação, por exemplo. Vamos supor que uma classe de alunos tenha aprendido sobre Segunda Guerra Mundial. O professor poderá fazer um questionário com recompensas e estimulá-los a procurar saber mais sobre o assunto.
Sistema de avaliação mais eficiente e assertivo
Você já ouviu falar no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)? Esse sistema consiste em uma plataforma que permite total interação entre professores e alunos. Lá, é possível colocar atividades, materiais pedagógicos e até mesmo lançar notas de provas realizadas ao longo dos meses. A partir desse formato, é possível dar e receber feedback para a sala de maneira estratégica e assertiva, já que os educadores e gestores de ensino passam a ter uma visão macro do desempenho da turma.
Planos de ação adequados para cada necessidade
A tecnologia digital, na educação, garante que profissionais da área tenham acesso a um grande número de dados. Sendo assim, é possível compreender como os estudantes têm se desenvolvido no decorrer do ano letivo. Portanto, os professores conseguem avaliar quais pontos devem ser trabalhados naquele período, se há uma temática com maior grau de dificuldade entre os membros daquela turma, ou se há necessidade de inserir alguns alunos em aulas de reforço, por exemplo.
O uso da tecnologia auxilia no aprimoramento de processos de ensino, a fim de garantir melhor aproveitamento das aulas e absorção dos conteúdos ministrados.
Aumento do engajamento, interesse e curiosidade entre os alunos
Tudo o que é novo desperta curiosidade, isso é fato. Com a utilização das tecnologias digitais, os estudantes tendem a ficar mais envolvidos durante as aulas. Isso porque a geração Z é bastante ligada à tecnologia em seus horários de lazer: crianças e adolescentes nascidos a partir dos anos 2000 possuem hábitos envolvendo recursos tecnológicos já inseridos em suas rotinas. Por esse motivo, um modelo de aula mais divertido e interativo traz diversos benefícios na fixação da matéria lecionada, já que a turma tende a ficar muito mais engajada e interessada no momento de aprendizado.
Gestão mais automatizada nas escolas
Gestores da área também se beneficiam com a aplicação das tecnologias digitais. Por disponibilizar uma grande quantidade de dados a serem avaliados e trabalhados, diretores e coordenadores de escolas conseguem obter uma gestão muito mais automatizada e eficiente em relação ao planejamento do ano letivo. Assim, é possível prever uma estratégia assertiva baseada nas necessidades dos professores, alunos e responsáveis, proporcionando melhor experiência para toda a comunidade escolar, otimizando processos e garantindo resultados.
Quais são as principais tecnologias digitais na educação?
Depois de falar sobre os motivos para adotar as tecnologias digitais nas escolas, que tal conhecer um pouco mais dos recursos disponíveis por aí? Confira:
Plataformas digitais integradas
Conhecidas como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), essas plataformas permitem um acesso completo ao desempenho do aluno, além de reunir todos os materiais necessários. Por lá, educadores dão e recebem feedback de maneira muito prática e ágil.
Biblioteca virtual
Com tanto material a ser lido e estudado, nada como reunir tudo em um link de fácil acesso. Essa é a proposta da biblioteca virtual: concentrar todos os livros e artigos em um único sistema para que todos possam navegar em poucos cliques e estudarem de onde acharem melhor: computador, tablet ou smartphone.
Gamificação, animações e RA
Conforme mencionamos, as tecnologias digitais oferecem a possibilidade de maior imersão, interatividade e engajamento entre os estudantes. Alguns recursos como jogos e realidade aumentada são exemplos de como tornar as aulas mais produtivas e interessantes.
Alunos podem explorar, com detalhes, a anatomia do corpo humano, os planetas do sistema solar e até mesmo peculiaridades da geografia de cada estado, com a realidade aumentada. Depois, os professores podem usar a gamificação em formato de quizzes para avaliar a absorção da matéria lecionada.
Em resumo, as tecnologias digitais têm muito a contribuir para a gestão educacional. Se essa mudança já é realidade em boa parte do mundo e tem funcionado, é hora de fazer parte desse novo universo! Conheça a Sala de Aula Conectada da Big Brain, um recurso tecnológico completo para transformar sua escola e o futuro dos seus alunos.