A Base Nacional Comum Curricular, também conhecida como BNCC, é um documento que apresenta um conjunto de competências gerais que alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, que engloba o período de Educação Infantil, Ensino Fundamental e Médio.
Ele serve para assegurar uma formação integral, focando na construção de uma sociedade justa, inclusiva e democrática. Instituições de ensino precisam garantir seis direitos de desenvolvimento e aprendizagem, dando oportunidade às crianças de aprender e se desenvolver.
BNCC na Educação Infantil
A educação infantil era conhecida até meados da década de 90 como a “educação pré-escolar”, entendendo como uma etapa anterior, independente e preparatória para a escolarização.
Após ser feita parte integrante da Educação Básica, com a promulgação da LDB, em 1996, a Educação Infantil foi considerada um direito de todas as crianças e dever do Estado, passando a se tornar obrigatória para crianças de 4 e 5 anos, a partir de 2009.
Como primeira etapa da Educação Básica, a Educação Infantil é o início e base do processo educacional. Para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, é iniciada a prática do diálogo e compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de ensino e a família dos alunos.
As Diretrizes Curriculares Nacionais da Educação Infantil classificam a criança como sujeito histórico e de direitos, que vivencia, constrói sua identidade pessoal e coletiva brinca, imagina, fantasia, deseja, aprende, observa, experimenta, narra, questiona e constrói sentidos sobre a natureza e a sociedade, produzindo cultura.
Campos de experiência
Como na Educação Infantil a aprendizagem e desenvolvimento têm como eixos a interação e a brincadeira, garantindo os seus direitos de conviver, brincar, participar, explorar, expressar-se e conhecer-se, a organização curricular na BNCC é estruturada em cinco campos de experiências.
Esses campos constituem uma ideia que acolhe as situações e as experiências da vida cotidiana dos alunos, unidos aos conhecimentos que fazem parte do patrimônio cultural. A defini
Os campos de experiências em que se organiza a BNCC são:
O eu, o outro e o nós
A ideia do convívio de crianças com outras pessoas faz com que elas criem uma maneira própria de agir, pensar e sentir. Com esse contato, as crianças começam a entender a existências de diferentes modos de vida e vários pontos de vista diferentes.
Elas ainda podem construir sua autonomia e sendo de autocuidado, de reciprocidade e cuidados pessoais. Na Educação Infantil, é necessário a criação de oportunidades para que as crianças tenham contato com outros grupos sociais e culturas, diferentes modos de vida, atitudes, técnicas e rituais de cuidados pessoais e de grupo, costumes, celebrações e narrativas.
Essas experiências podem ajudar a ampliar o modo de perceber a si mesmo a ao outro, além de valorizar sua identidade, enquanto respeitam e reconhecem as diferentes vistas nos outros.
Corpo, gestos e movimentos
As crianças conseguem desde cedo explorar o mundo, o espaço e os objetos ao seu redor, estabelecendo relações, brincando, se expressando e produzindo conhecimentos entre si sobre o outro e sobre o universo cultural e social.
Usando diferentes linguagens, como dança, música, teatro e brincadeiras, as crianças se comunicam e se expressam. Na Educação Infantil, o corpo delas ganha centralidade, logo, a escola precisa dar oportunidades para que as crianças possam explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, descobrindo variados modos de ocupação e uso do espaço.
Traços, sons, cores e formas
As crianças podem ter experiências diferentes, além de várias formas de linguagens e de se expressar, tendo contato com variadas manifestações artísticas, culturais e científicas dentro do dia a dia da escola.
Experiências como essas ajudam, desde cedo, que as crianças possam desenvolver um senso crítico e estético, aprimorando o conhecimento de si mesmo e dos outros, assim como da realidade na qual estão inseridas. O papel da escola é possibilitar a participação dos alunos em produções que envolvem atividades culturais, fomentando o desenvolvimento da criatividade, sensibilidade e expressão pessoal.

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Escuta, fala, pensamento e imaginação
Desde seus primeiros momentos, as crianças já participam de situações comunicativas cotidianas com as pessoas ao seu redor. Durante a sua educação, é necessário estimulá-las a ouvir e falar, proporcionando experiências que potencializam a sua participação oral.
Seja escutando histórias, participando de discussões ou ouvindo narrativas em diferentes linguagens, a criança consegue se estabelecer como um sujeito singular e que pertence a um grupo.
A exposição a literatura, seja por fábulas, contas, histórias e poemas, propicia familiaridade com os livros e diferentes gêneros literários, desenvolvendo também sua escrita, inicialmente apresentada em forma de rabiscos.
Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações
As crianças precisam entender que estão em tempos e espaços de dimensões diferentes, procurando se situar, seja onde estiverem. Por conta disso, são curiosas em relação ao mundo físico, como com seu próprio corpo, plantas, animais, e transformações da natureza.
A Educação Infantil deve fornecer aos alunos dessa faixa de idade experiências que permitam às crianças fazer suas próprias observações, investigações e explorações do seu entorno, levantando questões e hipóteses que os façam buscar respostas concretas.