Com o constante avanço tecnológico, temos informações do mundo inteiro na palma de nossas mãos, o que nos permite alcançar diversos objetivos em um só clique.  Com um smartphone, é possível assistirmos a um programa de TV transmitido na Holanda, conversarmos com alguém da Escócia e recebermos um noticiário diário publicado em Portugal, ao mesmo tempo.

Tudo isso porque, quando falamos de tecnologia, podemos ir além. Com os avanços tecnológicos dos últimos anos, fica até difícil convencer uma criança nascida a partir de 2010, de que já fomos reféns das listas telefônicas um dia.  

Afinal, a nova geração nasceu em um período totalmente digitalizado, em que as coisas ocorrem muito rápido e um assunto deixa de ser interessante em questão de minutos. Os novos hábitos adquiridos ocasionaram a necessidade de evolução também dos métodos de ensino, surgindo assim a Educação 4.0. 

Em sua versão 4.0, a educação tem, como premissa, promover um ensino utilizando metodologias ativas que permitam um outro nível de envolvimento e experiência do aluno, que vai além do modelo tradicional de leitura e realização de exercícios que conhecemos.  

O aluno deixa de adquirir conhecimento de forma passiva e passa a ser estimulado pelo professor a todo instante por métodos distintos. Os professores, agora com o papel de mentores, exercem função de guia e permitem que o aluno se torne protagonista do próprio aprendizado 

COMO FUNCIONA A EDUCAÇÃO 4.0?

A implementação da Educação 4.0 é um processo que envolve todas as áreas da instituição. É papel do setor de gestão da escola identificar pontos de melhorias e tomar as decisões certas, permitindo que a equipe de TI possa atuar assertivamente como o suporte que o Pedagógico precisa para se concentrar no que realmente importa: a Educação.  

O segundo passo, tão importante quanto a conscientização da transformação digital na escola que busca a implementação da Educação 4.0, está na inserção da tecnologia no ambiente escolar, adequando a sala de aula conforme a realidade vivenciada no dia a dia do estudante.  

É comum vermos vídeos na internet mostrando crianças que, ao ter o primeiro contato com um livro físico, tentam mudar a página arrastando para o lado, um sinal de que a tecnologia já está muito inserida na rotina das crianças desde muito cedo.  

A Educação 4.0 busca utilizar ferramentas tecnológicas que já existem no dia a dia do aluno, como fonte de conhecimento e aprendizado, fazendo com que momentos em frente ao celular se tornem experiências enriquecedoras e educativas. 

Outro ponto-chave do desenvolvimento está nas metodologias ativas, que tiram o aluno da posição passiva, quando ele tem o professor como protagonista no ensino, passando ele para a função ativa, atuando diretamente no próprio aprendizado 

Nesse sistema, o mentor deixa de caminhar à frente dos alunos e passa a estar lado a lado, proporcionando que ambos contribuam para um ensino mais completo através da vivência e participação, ao invés do modelo tradicional de apenas ouvir o professor. 

GOSTEI. QUERO IMPLEMENTAR A EDUCAÇÃO 4.0 NA MINHA ESCOLA!

QUAIS SÃO AS VANTAGENS DA EDUCAÇÃO 4.0?

Agora que já sabemos como funciona a Educação 4.0, é preciso entender os benefícios dessa proposta no processo de aprendizagem do aluno. Para quem nunca ouviu falar nessa metodologia de ensino, parece loucura não ter o professor como único mentor dentro da sala de aula.  

Entretanto, essa descentralização do conhecimento traz inúmeras vantagens no aprendizado do aluno, promovendo uma democratização e inclusão dentro do ambiente escolar. Saímos do modelo em que somente alunos mais articulados respondem todas as questões, enquanto outros apenas observam, e passamos a ter o grupo todo colaborando com ideias e experiências, proporcionando um aprendizado compartilhado e conjunto. 

A inversão dos papéis também permite que os alunos desenvolvam uma maior autonomia. Isso permitirá que eles adquiram responsabilidades, aperfeiçoem seu senso crítico e preparem-se melhor para o mercado de trabalho. Essas habilidades serão fundamentais durante seu crescimento, desde a base escolar até a formação profissional e o convívio em sociedade. 

COMO COLOCAR A EDUCAÇÃO 4.0 EM PRÁTICA?

Implementar todas essas inovações que a Educação 4.0 proporciona, exige mudanças. Isso envolve a escola como um todo, desde a administração, passando pelo corpo docente e chegando até a sala de aula.  

Para o professor, é imprescindível que esteja apto a lidar com novas tecnologias educacionais, além de ser capaz de entender e se adaptar aos novos formatos de ensino, para uma transformação efetiva no ambiente escolar. 

Além disso, para que os docentes sejam capazes de realizar tais funções, é importante que a instituição forneça os recursos necessários de infraestrutura, promova espaços de inovação, invista em acesso à tecnologia e à capacitação de professores, a fim de que essa experiência aconteça devidamente no modelo 4.0. 

Pensar nisso tudo, de início, parece algo de outro mundo?
É por isso que a Big Brain cuida de toda essa transformação por você!

Com a solução Ambiente Educação 4.0, em parceria com a Microsoft:

  • Nós te ajudamos a integrar o futuro da educação em seu Projeto Político Pedagógico,  para transformar sua escola em uma referência de ensino;
  • Nós capacitamos sua equipe docente para que se sinta realmente parte da transformação, orientando os professores quanto ao uso das ferramentas e suas funcionalidades pedagógicas;
  • Nós montamos um ambiente visualmente atrativo com todo o recursos e infraestrutura que sua escola precisa.

E muito mais!

Faça uma transformação digital na sua escola, e adote a Educação 4.0 com a equipe e a infraestrutura que você já tem!