Portal de Planos de Aula

Curadoria Big Brain com uma gama de planos de aulas e atividades sobre o Office 365, Minecraft, STEM e Cultura Maker, tudo preparado e contextualizado para que sua instituição utilize as ferramentas Microsoft da melhor forma.

Disponível nas soluções

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Faz parte do projeto apoiar a construção criativa. Para isso, a Microsoft disponibiliza uma gama de planos de aulas e atividades sobre o Office 365, Minecraft, STEAM e Cultura Maker.   


A Big Brain tem o cuidado de realizar uma curadoria e deixar tudo preparado e contextualizado para que sua instituição utilize da melhor forma. 

Hacking STEM

 

Hacking STEM é um programa educativo de ciência, tecnologia, engenharia e matemática (STEM – Science, Technology, Engineering, Mathematic). 

 

Disponibilizamos os materiais necessários para executar os planos e atividades em sala de aula, contextualizado com os Kits Makers, que dão suporte aos docentes e apoiam o aprendizado dos alunos. São planos de aula como:   

  • Bateria de limão.
  • Simulador de impacto cerebral.
  • Como os tubarões nadam.
  • Como se formam as correntes oceânicas.
  • Dentre muitas outras.   

Minecraft

 

O jogo digital Minecraft consiste em um mundo aberto, onde o jogador tem liberdade para criar cenários e elementos utilizando blocos. Devido à popularidade do jogo e aceitação do público, a Microsoft criou a versão Minecraft for Education, que pode ser utilizada em sala de aula como ferramenta pedagógica.  

 

O jogo desenvolve a criatividade, a capacidade de planejamento e tomada de decisão, noção de espaço, entre tantas outras opções, de acordo com a dinâmica que for criada em sala de aula.  

 

Para isso, a Big Brain fez uma curadoria de planos de aula e atividades pedagógicas que podem ser realizadas em sala de aula, tais como:  

  • Ensino Fundamental  |  Anos Iniciais
    • Construindo o cenário de uma história.  
    • Corpo humano.  
    • Os seres vivos e seu ambiente.  
    • Viajando pela cidade. 
      Dentre outros. 
  • Ensino Fundamental  |  Anos Finais
    • Caça ao tesouro do vocabulário.  
    • Tour de células animais.  
    • Perímetro. 
      Dentre outros. 
  • Ensino Médio  
    • Gerenciamento de projetos. 
    • Missão à Marte.  
    • Respeitando a diversidade.  
    • Setores econômicos.   
      Dentre outros. 

Introdução à programação utilizando Minecraft 

 

Nesta curadoria encontram-se planos de aulas e atividades voltados para o ensino da programação, utilizando Minecraft. É uma introdução ao tema, que poderá despertar o desejo nos alunos para seguir em áreas correlatas.  

 

Envolve conteúdos como algoritmos e lógica, tais como: 

  • Ensino Fundamental  |  Anos Iniciais
    • Faseando música.  
    • Frações 3-D.  
    • Teste da torre Creeper.  
    • Vulcão. 
      Dentre outros. 
  • Ensino Fundamental  |  Anos Finais  
    • Aquário.  
    • Caça ao tesouro do agente.  
    • Codifique o sistema solar.  
    • Declive. 
      Dentre outros. 
  • Ensino Médio  
    • Área de superfície e perímetro.  
    • Construção de estradas adiante.   
    • Introdução ao CS com makecode.  
    • Propriedades de ondas.
      Dentre outros. 

Maker

 

Os planos de aula maker são considerados “raíz”, onde são utilizados materiais domésticos para a criação dos projetos. É uma forma bem interessante de demonstrar aos alunos que com pouco é possível fazer muito.   

 

Os planos de aula são:  

  • Ensino Fundamental  |  Anos Iniciais e Finais
    • Caleidoscópio caseiro.  
    • Montanha russa de canudos.  
    • Construindo uma corrida com palitos.  
    • Quão forte é o espaguete.
      Dentre outros. 

Trilhas de Aprendizagem para as certificações Microsoft

 

Nesta curadoria, encontram-se trilhas de aprendizagem voltadas para os alunos do Ensino Médio, pois possuem teor mais profissionalizante e voltados para os estudantes que tenham interesse em obter as certificações Microsoft, bastante valorizadas pelo mercado de trabalho.  

 

Os conteúdos são focados no mercado de TI, tais como: 

  • Conceitos básicos de desenvolvimento de aplicativos HTML5.  
  • Conceitos básicos de rede.  
  • Data Science e Machine Learning.  
  • Desenvolvimento de sites utilizando HTML e CSS.  
  • Fundamentos de Networking.  
  • Fundamentos de Segurança.  
  • Introdução à Ciência da Computação.  
  • Introdução à Ciência de Dados.