Prefeitura de Curitibanos Impulsiona o ensino com Tecnologia Microsoft Através do Ambiente Digital de Aprendizagem

Prefeitura de Curitibanos Impulsiona o ensino com Tecnologia Microsoft Através do Ambiente Digital de Aprendizagem

Conheça a história

A prefeitura de Curitibanos está utilizando as ferramentas Microsoft para realização das atividades remotas durante o período de distanciamento social. Fruto da parceria com a Big Brian e Microsoft responsável pelo Ambiente Digital de Aprendizagem, um ecossistema de gestão escolar Microsoft. 

Essa é mais uma forma de incentivar a utilização de ferramentas para aulas remotas e assim ampliar ainda mais o uso dessas tecnologias. Por meio do ADA foram criados acesso Microsoft para todos os alunos e professores e com o Teams é possível utilizar o caderno digital, transmissão de aulas para até 10 mil alunos, gravação de vídeo aulas pelo Microsoft Stream, envio de documentos e atividades de forma segura por nuvem. 

A Prefeitura já utilizava esses recursos antes do Covid-19 por isso, saiu a frente. O sucesso do projeto vem se dando devido às capacitações realizadas para a rede, desenvolvendo o conhecimento das ferramentas, auxiliando no desenvolvimento das habilidades tecnológicas sob viés pedagógico. 

A prefeitura de Curitibanos, nos deu seu depoimento sobre esse momento de isolamento social x Teceducação: 

DEPOIMENTO PERÍODO DE ISOLAMENTO SOCIAL X TECEDUCAÇÃO

O uso das tecnologias bem como as ferramentas tem sido fundamental no dia a dia de alunos, professores, orientadores, gestores… Enfim, toda comunidade escolar. 

A Rede Municipal de Ensino de Curitibanos implantou em todas as Escolas ferramentas tecnológicas (lousas digitais, internet com maior velocidade, Wifi, plataformas educacionais, mesas digitais), e através do projeto TecEducação vem desenvolvendo uma cultura digital com toda demanda da Rede.  

Iniciamos com formação presencial continuada desde 2019 e hoje período de isolamento social em virtude do COVID 19, permanecemos com formações através de live, webinar e agendamento de horários com Equipe de TI da Secretaria de Educação para Equipe de Ensino, diretores, orientadores, professores e pais que necessitarem. Durante o período de isolamento social, comunicados e recados estão sendo enviados pela Agenda Digital, as atividades para os alunos do Fundamental, Anos Iniciais e Finais, estão sendo enviadas através do aplicativo Teams da plataforma Microsoft 365. Os professores estão enviando atividades seguindo a Proposta Curricular de Santa Catarina. As aulas estão sendo agendadas antecipadamente com horários, porém ainda estamos nos esforçando para obter maior participação. Através da devolutiva das atividades e participação das aulas online acompanhamos a presença dos alunos.  

Importante informar que estão sendo utilizadas outras ferramentas da Microsoft para desenvolvimento diário dos trabalhos. Sway, Forms, OneNote para planejamentos onde ficará registrado para posteriormente fazermos convalidação de horas deste período.  

Percebemos que estarmos no processo do Projeto TecEducação, foi muito válido para este momento pois, já tínhamos uma caminhada frente as novas tecnologias, mesmo sabendo que não atingimos 100 % dos alunos, o que foge do nosso alcance muitas vezes por motivos diversos. O que ficou muito claro para nós é que as aulas presenciais são insubstituíveis. 

A Big Brain vem dando todo suporte necessário, esclarecendo rapidamente dúvidas ou auxiliando prontamente em qualquer problema que surge. 

Outras histórias de sucesso

O que os nossos clientes dizem sobre as soluções oferecidas pela Big Brain.

  • "Considero que a tecnologia na educação é uma ferramenta que engaja os professores a aplicar seus conhecimentos em sala de aula de uma forma mais prazerosa ao aluno, porque hoje em dia se a escola não transformar a forma de aprendizagem, ela acaba competindo com qualquer outra mídia. Antigamente, o conhecimento vinha basicamente da escola regular, apenas.Hoje não! A gente consegue obter conhecimento em qualquer lugar. As ferramentas estão aí para auxiliar; fazer com que a escola se torne, novamente, um lugar prazeroso para o aluno.
    Alessandro Bernando
    Diretor da Escola Educandário Santo Antônio de Santo André/SP
  • Estávamos em busca da transformação digital e na época encontramos a Big Brain, que nos ajudou muito nessa transição e nos fez chegar aonde estamos hoje; mostrou que por meio das soluções oferecidas pela Microsoft, teríamos uma gama de ferramentas que nos ajudaria bastante no processo de ensino-aprendizagem. É um processo que cada vez tem coisas novas e diferentes, mas é extremamente gratificante.
    Silvia Scuracchio
    DIRETORA DA ESCOLA BOSQUE (SHOWCASE MICROSOFT) - SÃO PAULO/SP
  • A Big Brain tem contribuído muito, e tem sido imprescindível com treinamentos para uso pleno da plataforma como meio de integração entre aluno-professor. Esses treinamentos estão sendo cruciais para o desempenho das aulas on-line. Toda a comunicação é feita pelo Office 365, transformando em um espaço de participação e colaboração do grupo, e ainda me possibilita o planejamento das aulas e integrar outros aplicativos. Graças à parceria com a Big Brain e a Microsoft, a nossa escola se adaptou muito rapidamente e está hoje posso dizer que preparada. Agradecemos à Big Brain e a Microsoft pela parceria.
    Mirian Resende
    COORDENADORA DA ESCOLA INTER AMERICANO - CURITIBA/PR
  • As tecnologias se tornaram extremamente importantes no contexto educacional, ao suspender as aulas presenciais e entrar com aulas remotas. A Big Brain tem sido fundamental principalmente, nas formações e orientações para a equipe técnica e multiplicadores dentro da rede. O suporte da Big Brain neste momento está sendo essencial, essa é uma das parcerias que nos traz segurança nesse período.
    Paulo Cézar Rodrigues dos Santos
    SUPERINTENDENTE DE INFORMAÇÃO E TECNOLOGIA – GOVERNO MATO GROSSO DO SUL

Gostou? Clique no botão abaixo e fale com um de nossos Especialistas em Tecnologia Educacional.